Pesquisar neste blogue

botões de seguimento

botão - loja

WIP tricot de 5 agulhas



Lembro-me da primeira vez que vi alguém fazer meias com 5 agulhas: Foi no colégio (onde passei 9 anos) e era uma freira velhinha que as fazia. Na altura devia ter uns 10, 12 anos e lembro-me de ficar perplexa a observá-la. Naquela altura apenas sabia fazer "liga", só muito mais tarde dominei a "meia". Por isso e porque as suas agulhas eram finíssimas e as suas mãos trémulas e cheias de histórias de uma vida já longa, talvez tudo ali parecia acabar... como se fosse mesmo um estranho mistério insondável que nunca mais viria a deslindar. Afinal as meias, as minhas pelo menos, eram sempre de compra, nem me passava pela cabeça que pudessem ser feita à mão.
Muitos anos depois, a bem dizer há coisa de um mês, depois das lãs maravilhosas e as agulhas (5!) que trouxe, resolvi experimentar. Já desmanchei umas 3 vezes... e agora já sei que não serão meias e sim "mitenes" ou luvas sem dedos. Quero começar assim devagarinho, como quem guarda o melhor pedaço de bolo para o fim...
As Wristworms (por excelência!)
As que me andam a encher o olhos, lindas de morrer!
O curso que quero muito fazer! Com a mestra das meias e tricot em geral!

5 comentários:

  1. A D. Natália, que é a senhora que me faz as luvas trabalha com 4 agulhas pois diz que não se entende com 5. As tuas agulhas são lindíssimas mas só se encontram sem barbela, o que é uma pena pois não consigo trabalhar assim. Estão muito bonitas as tuas mitenes! :)*

    ResponderEliminar
  2. :D
    Maria, eu já experimentei as de barbela (normais, x2) e parecia uma tótó... dão jeito em alguns aspectos, mas com as lisas ganho velocidade e o ponto fica mais certinho. A diferença para as 4 agulhas, não sei bem qual será... mas é muito giro trabalhar em redondo. Quero mesmo aprender mais!
    Obrigada pelo elogio. :)*

    ResponderEliminar
  3. Eu descobri as 5 agulhas no ano passado... Ainda ando em experiências... Já consegui esta e agora ando a experimentar nos poucos pontos que sei =)
    Já que mitenes eu só as fazia em crochet...

    Também ando mortinha por descobrir o "segredo" das meias... =)
    Fiquei apaixonada pelas tuas agulhas ;P

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  4. Estão lindas Libelinha! Também hei-de lá chegar. :)

    ResponderEliminar
  5. 5 agulhas?! Bem...iso parece-me uma verdadeira arte!
    Boa sorte :)

    Bjs

    ResponderEliminar