Pesquisar neste blogue

botões de seguimento

botão - loja

Meias de 5 agulhas - malha


Para quem está a começar, parecem um verdadeiro cabo dos trabalhos... mas ao 3º e 4º pares, nada garante que não nos enganemos e não tenhamos que desmanchar... e se custa desmanchar! (quando tenho que desmanchar muito num trabalho tento começar com outra parte/ ou recomeça-lo de novo e só depois regresso àquele novelo, ou seja, não desmancho logo, só quando tem mesmo que ser... assim não custa tanto). Mas importante mesmo é não desistir! O meu lema: "não há-de ser mais teimosa (a meia) do que eu!"

Estas são todas as meias que fiz até hoje. Só as do meio são dele, as outras são minhas. Da esquerda para a direita é a ordem pela qual nasceram. As 1ªas já têm quase 4 anos e já levam 4 invernos de uso muito intenso. 

Uma das coisas muito importantes a considerar quando fazemos meias, é a lã que utilizamos. Não convém ser muito sintética, pois além de se deformar e felpar mais, transpirará muito os pés e na hora de aquecer não funciona. No entanto, uma lã inteiramente de "lã", pode tornar as meias pouco laváveis, muito difíceis de enxugar ou passíveis de encolher... O ideal será uma lã maioritariamente de "lã" merino por exemplo, para ser quente, depois com uma pequena percentagem de fibras sintéticas (polyester, nylon, etc.) para lhes conferir elasticidade, leveza e alguma resistência às lavagens. As fibras muito delicadas como o mohair, a caxemira, a alpaca podem ser um bom complemento, mas não a base, pois seriam demasiado frágeis.
Há ainda o tratamento "superwash" em que a lã já vem com uma "pré-lavagem" e portanto quando a colocamos na máquina, já não vai encolher, tanto. Contudo, é melhor não abusar, a melhor maneira de lavar as lãs na máquina é com baixa temperatura (máx. 30º) e centrifugação curta ou nula. (isto se não quiserem ter o trabalho de as lavar à mão...)


Brevemente organizarei um workshop para quem quiser aprender a fazer meias, espero que gostem delas tanto como eu. Fiquem atentos às notícias!

2 comentários:

  1. Que meias tão lindas!!! Só queria deixar um reparo, a transformação da lã em superwash, não é uma pré-lavagem (não vá alguém tentar lavar o novelo em casa e pensar que fica com o mesmo resultado), mas é um processo químico (e nada amigo do ambiente).

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo reparo Isa! De facto não fui muito rigorosa sobre isso, tinha lido por alto essa informação, de que seria um tratamento de pré-lavagem, mas é bom saber sobre esse lado mais poluente... Vou procurar mais informação sobre o assunto. Até breve.

    ResponderEliminar